notícias

  • MART’NÁLIA NO OPINIÃO

    07/07/2014

    Mart’nália, a cantora e compositora que conquistou o Brasil com sua música e seu carisma, retornará a Porto Alegre no dia 25 de setembro, para mais um grande show no Opinião.

    Sem abrir mão do gênero musical que adotou como favorito, a carioca vem para cá para mostrar o repertório do DVD “Em Sambas”, recém-gravado no Rio de Janeiro. No palco, Mart’nália vai reinterpretar grandes clássicos de Vinicius de Moraes, Dona Ivone Lara, João Nogueira, Caetano Veloso, Chico Buarque e do pai Martinho da Vila. Tudo isso e sem deixar de fora algumas de suas composições mais famosas, como “Cabide”, “Namora Comigo” e “Ela é a Minha Cara”. Uma noite de samba para todos os bambas!

    Mart’nália samba desde que nasceu. Ela acompanhava o pai às rodas de Vila Isabel ainda muito pequena e foi assim que se apaixonou pela música. Foi lá que aprendeu a dançar, cantar, tocar violão e pandeiro. Entre as décadas de 80 e 90, chegou a gravar dois discos “de brincadeira”, como ela mesma gosta de dizer. “Mart’nália” (1985) saiu pela gravadora 3M e somente dez anos depois chegaria às lojas o seu segundo disco, “Minha Cara”.

    Em 2002, lançou seu terceiro álbum, “Pé do meu Samba”, que ela considera o seu primeiro “de verdade”. Ele foi unanimemente elogiado pela crítica e rendeu uma longa e produtiva temporada de shows, registrada no CD e DVD “Mart’nália Ao Vivo”, que contou com as participações especiais de Caetano Veloso, Djavan, Martinho da Vila e Zélia Duncan.

    Mart’nália lançou o álbum “Menino do Rio” em 2006. Foi o mais diversificado de seus trabalhos e o responsável por emplacar a música “Cabide” na novela das oito da época, Paraíso Tropical. Com o sucesso do disco, em 2008 a sambista embarcou para a sua primeira turnê internacional, com shows no Festival de Montreaux, Londres, Amsterdã, Lisboa, Nova Iorque e Miami. No mesmo ano, a cantora estourou em outra novela da Globo. A música “Don’t Worry, Be Happy!” é até hoje uma das mais pedidas pelos fãs em suas apresentações.

    Foi uma outra temporada de shows internacionais, que passou por Lyon, Londres e Lisboa, que antecedeu o DVD “África” (2010), que reuniu um time de ilustres convidados: Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Martinho da Vila. Em 2012, Mart’nália caiu novamente na estrada para divulgar “Não Tente Compreender”, disco que teve uma música nas rádios de todo o Brasil, chamada “Namora Comigo”.

    Mart’nália sempre foi brilhante, como demonstra no seu próximo DVD, “Mart’nália em Samba”. Gravado no Rio de Janeiro no final de maio, o vídeo é a prova de que a cantora é fiel ao seu talento e à sua multiplicidade, em um registro que só contou grandes clássicos do gênero e que vai para a estrada em breve. Que os deuses da música a conservem assim.


    Sports Mag - Cultura