notícias

  • Sesc Thermas apresanta show com a cantora Mart'nália

    27/11/2012


    Oeste Notícias - Presidente Prudente - SP
  • Ela é pop

    26/11/2012

    Um dos nomes mais destacados da nova geração do samba, Mart'nália quer fugir de rótulos e tem buscado se expressar artisticamente de outras formas. Carismática, momentaneamente trocou a cuíca pela guitarra e encarou o desafio de trafegar pela seara do pop rock em Não tente compreender, CD produzido por Djavan, lançado em abril.

    A cantora fez mais: aceitou o convite de Miguel Falabella e vai tirar onda de atriz, dando vida a Cristiane, namorada de Odete, personagem de Luma Costa no sitcom Pé na cova, que será exibido pela TV Globo em janeiro. "Estou me divertindo com o Miguel e com as situações que surgem durante as gravações", diz Mart'nália, aos risos.

    Há três meses, ela esteve em Brasília, com Arlindo Cruz e Marcelo D2, no evento Boa do Samba. De volta à cidade, ocupa o palco do Teatro da Caixa hoje e amanhã, às 20h, com show baseado no álbum mais recente. Músicas de discos anteriores também estarão no roteiro. Guilherme Leme e Márcia Alvarez são responsáveis pela concepção do espetáculo, enquanto Ney Matogrosso assina a direção de luz.

    "Eu estava há duas copas do mundo fazendo praticamente o mesmo show, então quis fugir disso. Gravei um disco com outra proposta musical, mudei a banda e juntos criamos uma nova sonoridade para minhas apresentações, com luz do Ney, que é craque. Estou curtindo muito e parece que o público também", comenta em tom brincalhão. A banda que a acompanha é formada por Ivan Machado (contrabaixo), Antônio Guerra (teclados), Tuca Alves (violão e guitarra), André Siqueira (percussão), Luiz Brito (percussão e cavaquinho), Analimar Ventapane e Dandara Ventapane (backing vocal).

    No roteiro do show estão músicas de Não tente compreender, como Daquele jeito (André Carvalho), Demorou (Caetano Veloso), Depois da cura (Lula Queiroga), Eu te ofereço ( Gilberto Gil ), Itinerário (Max Viana), Namora comigo (Paulinho Moska), Os sinais (Júnior Almeida), Serei eu (Ivan Lins e Zélia Duncan), Vai saber (Adriana Calcanhotto) e Zero muito (Nando Reis), além da canção que dá título ao álbum, composta por Marisa Monte e Dadi Carvalho. A elas se juntam sucessos da cantora, entre os quais Cabide (Ana Carolina), Ela é minha cara (Celso Fonseca e Ronaldo Bastos) e Pé do meu samba (Caetano Veloso).

    Experimentação

    Embora tenha apostado na experimentação, Mart'nália não deixa o samba de lado. Tanto é assim que gravou no novo disco Reversos da vida, de autoria do pai, Martinho da Vila. "O samba vai sempre fazer parte da minha vida. Foi o samba quem me criou. Se hoje sou cantora, devo isso ao ambiente em que vivi e às informações que recebi, ouvindo meu pai e minha mãe, Anália, que também era cantora", afirma.

    Para Mart'nália, esse novo trabalho lhe possibilita mostrar que pode cantar outros gêneros musicais. "Estava meio que no piloto automático e me deu vontade de fazer outras coisas. Aí, na hora de gravar outro disco, procurei o Dija (como ela se refere, carinhosamente, a Djavan), com quem mantinha contato desde que ele me deu a música Celeuma, que gravei no Pé do meu samba. Ao produzir Não tente compreender, ele me fez dar uma guinada na carreira", revela.

    Quanto ao repertório, a cantora conta que pediu músicas para vários compositores. "O Caetano estava me devendo uma música e aí compôs Demorou. Vai saber, que a (Adriana) Calcanhotto havia feito para mim, acabou sendo gravada pela Marisa Monte. Como gosto muito da música, trouxe também para meu disco."

    Mart'nália tomou parte, no fim de junho, do Back2Black, em Londres, festival que teve curadoria de Gilberto Gil . No último sábado, ela esteve ao lado de Martinho da Vila na terceira edição do evento no Brasil, em show na Estação Leopoldina (Rio de Janeiro). Eles dividiram o palco com Emicida, Jorge du Peixe, Naná Vasconcelos e Rio Maracatu. "A agenda está cheia de compromissos, mas não tenho do que reclamar. Me divirto com tudo isso."

    Romance no ar

    Pé na cova, o programa que tem Mart'nália no elenco, será ambientado em uma funerária. Os protagonistas serão Miguel Falabella (Genivan, mais conhecido como Russo), um coveiro, e Marília Pera (Darlene), sua ex-mulher, maquiadora de defuntos. Genivan ganha a funerária de herança do pai e trabalha com Darlene, com quem teve dois filhos. A filha Odete Roitman (Luma Costa) - o nome é uma homenagem à vilã da novela Vale tudo, interpretada por Beatriz Segall - terá um romance com Cristiane (Mart'nália). Genivan não aprova o relacionamento.

    Discografia

    » Mart'nália (1987)
    » Minha cara (1997)
    » Pé do meu samba (2002)
    » Pé do meu samba -
    Ao vivo (2004)
    » Menino do Rio (2006)
    » Mart'nália em Berlim (2006)
    » Madrugada (2008)
    » Mart'nália em África -
    Ao vivo (2010)

    Obs.: foram lançados em DVD Pé do meu samba, Mart'nália em Berlim e Mart'nália em África - Ao vivo. O CD Minha cara ganhou nova edição
    em 2009.


    Correio Braziliense - DF
  • Martnália mescla samba com pop, rock e MPB em show em Brasília

    26/11/2012

    A cantora e compositora Mart'nália se apresenta nesta segunda e terça (26 e 27), no Teatro da Caixa, no Setor Bancário Sul, em Brasília. Os shows acontecem a partir das 20h, contam com a direção musical do cantor Djavan e fazem parte da turnê de lançamento do novo trabalho da cantora, "Não Tente Compreender".

    Apesar de ser filha dos sambistas Martinho da Vila e Anália Mendonça e ter se tornado um dos nomes mais conhecidos da nova geração do ritmo, a cantora recentemente tem se aventurado por novos caminhos e experimentado misturas com a MPB, o pop e o rock.

    Os shows em Brasília trazem canções compostas por nomes de fora do samba, como Nando Reis, Gilberto Gil , Caetano Veloso, Paulinho Moska e Adriana Calcanhoto.

    A música que dá nome ao novo álbum de Mart'nália, "Não Tente Compreender", é uma parceria entre a cantora Marisa Monte e o baixista e violonista Dadi, ex-A Cor do Som, Barão Vermelho e Tribalistas.

    A partir de janeiro, a cantora vai dividir seu tempo entre os palcos e os estúdios de TV. Ela vai viver a personagem Cristiane, no programa "Pé na Cova", da TV Globo. A série será dirigida por Miguel Falabella.


    G1
  • Muito bem-acompanhada

    26/11/2012


    Jornal de Brasília - Brasília - DF
  • Mart'nália no Teatro da Caixa em Brasília

    21/11/2012

    Show de Lançamento Do Novo CD "Não Tente Compreender"

    Mart'nália, a cantora e compositora que conquistou o Brasil com sua música e seu carisma, sobe ao palco da Caixa Cultural de Brasília para apresentar o show de lançamento do novo CD Não Tente Compreender, pela Biscoito Fino. Sem abrir mão do gênero no qual se criou artisticamente, com este novo trabalho Mart'nália busca novos caminhos para além do samba, deixando a cuíca, o pandeiro e o tamborim um pouco de lado. No CD, a artista experimentou uma nova instrumentação com o auxílio precioso da direção e produção musical de Djavan, que arregimentou novos músicos e emprestou um pouco do seu groove ao estilo característico da artista, que transita pelo samba, o pop e a MPB.
    "Não tem como dar um tempo do samba, mas queria brincar de outra coisa. Nunca cantei rock'n'roll, queria desafiar", explica a cantora que neste trabalho gravou até um rock, de Nando Reis, "Zero Muito".
    Para a empreitada numa nova sonoridade, Mart'nália contou com a colaboração de importantes nomes da composição musical brasileira. Além da de Nando, a artista ganhou músicas inéditas de Gilberto Gil (Eu te Ofereço), Caetano Veloso (Demorou), Paulinho Moska (Namora Comigo), Lula Queiroga (Depois Cura) e Junior Almeida (Os Sinais). Também são inéditas as parcerias da artista com Arthur Maia (Surpresa) e com Ivan Lins e Zélia Duncan (Serei eu?).
    Entre as regravações estão a faixa que dá título ao CD e ao show, Não Tente Compreender (de Marisa Monte e Dadi), Itinerário (de Max Viana), Vai Saber (de Adriana Calcanhotto ), Daquele Jeito (de André Carvalho ) e Reversos da Vida (de seu pai Martinho da Vila). Boa parte delas está no repertório deste novo show, que é garantia de diversão tanto pra ela quanto para o púbico. A direção de luz é assinada por Ney Matogrosso, com concepção artística e direção geral de Guilherme Leme e Marcia Alvarez.
    Serviço:
    Dias 26 e 27/11/2012, às 20 horas
    Teatro da Caixa: SBS Quadra 4 Lote ¾ - Anexo ao Ed. Matriz da Caixa
    Informações: 3206-9448
    Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00


    Difundir / Online